domingo, 18 de dezembro de 2011

[ENTREVISTA] - Bruna Machado

Como você conheceu o Bayern?

Sempre gostei de futebol desde pequena. O primeiro time que gostei de ver jogar foi o Flamengo, mas o meu patriotismo para por aí. Nunca me simpatizei com a Seleção Brasileira. E, na Copa do Mundo de 2002 (a primeira que acompanhei já ‘entendendo’ de futebol) surgiu minha admiração e torcida fiel pela Seleção Alemã.

Eu comecei a torcer para Alemanha meio que sem motivo, pois não sou descendente de alemães, mas quando bati o olho no time passei a gostar. Naquele ano, estava na 4ª série, e a professora pediu para fazermos um trabalho sobre a Copa do Mundo. Mas o tema era a Seleção Brasileira. Pra mim, não foi muito cômodo fazer um trabalho sobre um time, torcendo por outro. Tínhamos que escrever sobre as partidas do Brasil, mas tinha um lado bom: se o Brasil fosse eliminado, o trabalho acabaria. 

Como na época eu não tinha internet, muito menos computador, fiz o trabalho pesquisando em jornais (Folha, Lance...). É claro que eu gostava mais de ler sobre a campanha da Alemanha, e naquele time de 2002 quem mais se destacou foi o Oliver Kahn. E é aí que entra o Bayern de Munique.

Num desses jornais, publicaram uma pequena (pequena mesmo, só uma coluninha) reportagem sobre o Kahn. E lá falava, claro, do time em que ele jogava, o Bayern; e destacaram a Champions League de 2001 em que ele pegou 3 pênaltis na final. Daí eu pensei: “nossa, 3 pênaltis!”, achei o máximo. Admiro muito goleiros, quando era criança e brincava com meu pai, eu ficava no gol e fui goleira de handebol na escola.

Tive uma simpatia pelo Bayern na hora e Kahn virou meu ídolo dali pra frente. Mas aí veio aquela fatídica final, a Alemanha perdeu e até hoje, não me lembro de ter chorado tanto como naquele dia. Minha mãe ficou até meio sem graça de comemorar o ‘penta’ já que eu estava tão triste. Tive que terminar meu trabalho com o Brasil campeão, mas ainda sim coloquei uma foto do Kahn nele.

Depois disso, com o passar do tempo, procurei saber mais sobre o Bayern de Munique. E li sobre o Franz Beckenbauer e tudo o que fez pela Nationalmannschaft e pelo próprio Bayern. E também sobre outros grandes jogadores que defenderam a DFB e o Gigante da Baviera. Daí, o Bayern se tornou meu time na Alemanha. Mas eu não acompanhava de perto o time, porque não tinha TV a cabo nem internet.
Veio a Copa de 2006, que eu acompanhei e torci muito também. Vi meu ídolo ficar no banco e sermos eliminados pela Itália. Mas vibrei com a eliminação do Brasil e a Decisão do 3° Lugar em que o Kahn jogou. Naquele ano, ganhei no meu aniversário um computador e com a internet, passei a ficar mais informada.

Acompanhava sempre os resultados da seleção alemã e do Bayern. Foi se aproximando a aposentadoria do Kahn e a primeira vez que sofreria pelo time bávaro. No dia daquele jogo contra o Zenit pela Copa da Uefa de 2007/2008, o jogo passou na TV, mas tinha que fazer um trabalho (bem mais complexo, estava no 1° ano, já...) então saí e não vi o jogo. Quando eu cheguei em casa e meus pais me disseram que o Bayern tinha perdido por 4x0, fiquei desolada. Mas passou.
No ano seguinte, assisti à emocionante despedida do Kahn, no amistoso entre Bayern x Alemanha. E continuei a acompanhar os jogos do Bayern, que dali pra frente sofreu pra firmar outro goleiro.

 Mas de 2009 pra frente virei uma torcedora mais assídua. Acompanhei a ótima campanha naquela Champions League que não terminou da maneira que desejávamos. Mas ganhamos Bundesliga e a Pokal naquele ano. Em 2010, vibrei muito de novo, principalmente com aquela vitória por 1x0 sobre a Internazionale no jogo de ida das oitavas da UCL. Mas a volta foi um desastre. Xinguei muito aqui em casa, principalmente o Van Gaal. Comprei minha primeira camisa bávara ano passado. Ficou um pouco larga em mim, mas tá sempre comigo quando assisto os jogos.

2010 terminou com o Bayern lutando na Bundesliga para se classificar para a UCL de 2011. A partir daí, só perco um jogo do Bayern se for por algo muito importante mesmo, senão estou em frente ao PC acompanhando. Detalhe, ainda não tenho TV a cabo em casa.

A temporada 2011, que começou em agosto, me trouxe mais alegria e uma esperança ainda maior que podemos conquistar títulos importantes. Durante o curto período em que trabalhei esse ano, pude comprar a nova camisa do Bayern. E como estava no trabalho, não deu pra ver a Alemanha ganhar do Brasil naquele amistoso. Agora, não estou trabalhando.

Tenho vontade de aprender alemão e visitar Munique. Sei que sou uma torcedora de internet, que comenta na Comunidade no Orkut (onde conheci esse blog) e no Facebook. Cheguei a participar daquela promoção da ESPN Brasil e da Allianz que dava uma viagem para assistir Bayern x B. Dortmund. Não ganhei, e foi até bom, primeiro porque o Bayern perdeu e segundo, era na véspera do meu vestibular.

E assim, vou ostentando meu orgulho bávaro...

Mia San Mia

Bruna Machado.


Baixe Foto0028.jpg (88,1 KB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário